Atualmente conhecida por seus automóveis, a japonesa Mazda entrou no mundo dos fabricantes de veículos com uma moto.
Fundada em 1920, como uma fábrica de produtos de cortiça, a então Toyo Kogyo (o nome Mazda só seria adotado oficialmente em 1984) começou a desenvolver o protótipo de uma moto esportiva em 1929.
+Kawasaki volta a fabricar cabeçotes da Z1 de 1970
+Bullit V-Bob 250 uma moto bela e musculosa, mas sem músculos
+BMW X5 M50i chega ao Brasil com vendas pelo Facebook
Equipada com um motor de dois tempos e 250cc, a moto da empresa fez a sua estreia em 1930 e saiu vencedora já na primeira prova de motociclismo que participou, superando competidores que utilizavam motos estrangeiras feitas por fabricantes consolidados na época, como a britânica Ariel.
A Toyo Kogyo produziu 30 unidades desta moto, mas logo em seguida desistiu deste projeto para desenvolver um veículo de carga com três rodas, utilizando os conhecimentos obtidos com o projeto da moto esportiva. A fabricante japonesa ficaria conhecida por esse pequenos utilitários, até lançar o seu primeiro carro, o modelo R360, em 1960.